
O Pantanal tem 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, além de situar em parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, também engloba norte do Paraguai e leste da Bolívia, considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal.

Suas belezas, seus animais, sua flora é maravilhosa.
Encanta qualquer turista e transmite certa paz a quem lá visita. È um lugar surpreendente também, pois ao andar, em questão de minutos às vezes, pode-se encontrar uma onça ou algum animal do tipo.

O pantanal tem hoje uma das maiores quantidades de animais do Brasil.

A fauna pantaneira é muito rica, provavelmente a mais rica do planeta. Há 650 espécies de aves (no Brasil inteiro estão catalogadas cerca de 1800). A mais espetacular é a arara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção. Há ainda tuiuiús (a ave símbolo do Pantanal).

Há uma infinidade de repteis, sendo o principal o jacaré, mas há também sucuri, Jiboia-constritora,Cobra-d'água, cobras-água e outras), lagartos (iguana, calango-verde) e quelônios (jabuti e cágado).

O pantanal possui uma vegetação rica e variada, que inclui a fauna típica de outros biomas brasileiros, como o cerrado, a caatinga e a região amazônica.
A vegetação aquática é fundamental para a vida pantaneira: imensas áreas são cobertas por batume, plantas flutuantes como o aguapé e a salvínia. Essas plantas são carregadas pelas águas dos rios e juntas formam verdadeiras ilhas verdes, que na região recebem o nome de camalotes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário